Skip to content

PROTEGE O MEIO AMBIENTE SEM SAIRES DE TUA CASA

Protege o meio ambiente sem saíres de tua casa

Sabias que, atualmente, os edifícios de habitação são responsáveis por cerca de um quarto de todas as emissões diretas de CO2 produzidas na União Europeia? Sabias que três quartos da energia consumida pelos agregados familiares na União Europeia são utilizados para aquecer e arrefecer as suas casas? Com pequenos gestos em tua casa, podes poupar energia e reduzir as emissões, contribuindo assim para proteger o ambiente. Consulta as dicas neste artigo.

MANTÉM A TEMPERATURA DE TUA CASA DE FORMA EFICIENTE

AQUECIMENTO E ARREFECIMENTO

 

• Não aqueças demasiado a água. Regula a caldeira para uma temperatura máxima de 60°C para garantir um funcionamento eficiente e com condições de higiene.

• Utiliza o termóstato de forma eficiente. Sabias que não aqueces mais rapidamente a tua casa só por teres o termóstato numa alta temperatura? Isso apenas define a temperatura máxima que pode atingir.

• Nos dias mais quentes, fecha as cortinas e as persianas para proteger a tua casa do calor do sol.

• Refresca-te com uma ventoinha. Estas consomem muito menos energia do que os sistemas de ar condicionado.

 

ISOLAMENTO

 

• Substitui as janelas antigas por janelas com vidros duplos. Estas perdem 50% a 70% menos de calor.

• Não podes instalar janelas de vidros duplos? Utiliza cortinas grossas ou painéis isolantes amovíveis para reduzir a entrada de ar frio em tua casa.

• As correntes de ar podem ser uma fonte importante de perda de calor. Podes poupar energia tapando as frechas à volta das janelas ou utilizando rolos para impedir que o ar frio entre por debaixo das portas. E até poderá ser uma boa ideia tapares os buracos das fechaduras e as entradas das caixas de correio!

• Isola os depósitos de água quente, os canos do aquecimento central e os nichos nas paredes. Se não os puderes isolar, reveste a parede com um material que reflita o calor.

 

TRATA DAS TUAS REFEIÇÕES E DA TUA ROUPA DE FORMA SUSTENTÁVEL

 

NA COZINHA

• Compra eletrodomésticos com uma boa eficiência energética. Muitos produtos do dia-a-dia, como os frigoríficos, as máquinas de lavar a loiça e os fornos, contêm o rótulo energético da União Europeia que te ajuda a escolher os modelos mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia. A classificação vai de A+++ (maior eficiência) a G (menor eficiência). Uma máquina de lavar a loiça da classe A+++ consome metade da energia consumida por uma máquina da classe D.

• Verifica se o teu forno está devidamente isolado. Se tiveres de substituir o forno, opta por um modelo da classe A que, em comparação com um da classe D, te permitirá poupar cerca de 200€ durante toda a sua vida útil.

• Se tens uma máquina de lavar a loiça, evita lavar os pratos à mão. As máquinas modernas consomem menos água, energia e muitas têm um modo “Eco”. Mas atenção, só deves pôr a máquina a trabalhar quando estiver cheia!

 

NA LAVANDARIA

• Enche a máquina de lavar a roupa. Não a ponhas a trabalhar se só tiver uma ou duas peças de roupa. Espera até a máquina estar cheia, mas não excedas o peso máximo recomendado.

• Escolhe a temperatura adequada mais baixa. Atualmente, os detergentes são tão eficientes que lavam bem a maioria dos têxteis a baixas temperaturas.

Se a roupa não estiver muito suja, salta o ciclo de pré-lavagem.

• Evita utilizar o secador de roupa. Este pode consumir o dobro da energia de uma máquina de lavar a roupa.

 

POUPA ELETRICIDADE

• Substitui as lâmpadas incandescentes ou de halogéneo por lâmpadas mais eficientes. Com uma lâmpada LED podes poupar mais de 100€ em eletricidade durante o seu período de vida (cerca de 20 anos).

• Desliga os teus aparelhos. Os dispositivos eletrónicos anteriores a 2017 (como as Smart TVs, as impressoras ou as consolas de jogos) podem consumir até 80 watts de eletricidade no modo de stand-by. Utiliza um único bloco de tomadas para os poderes desligar de uma só vez.

• Pede ao teu fornecedor de energia que instale um contador inteligente. Os contadores inteligentes de gás e eletricidade podem permitir-te poupar 3% de energia.

• Opta pela energia verde. A maioria dos fornecedores de energia oferecem planos de eletricidade verde que apoiam a expansão das energias renováveis, como a energia eólica e solar. Se vives numa moradia poderás, por exemplo, instalar painéis solares no telhado para produzir parte da eletricidade que consomes.

 

Fonte: Comissão Europeia

 

 

 

próximo artigo