Skip to content

ACOMPANHA A TUA PEGADA DE CARBONO NA APP MOEY!

Acompanha a tua Pegada de Carbono na app moey!

Na nova área da tua app moey! – moey! Green – já podes acompanhar a tua Pegada de Carbono estimada de acordo com as categorias que são atribuídas às tuas despesas, aceder a informação relevante sobre sustentabilidade e consultar dicas que te podem ajudar a ser mais amigo do ambiente. Sabe mais neste artigo.

 

A CONTA BANCÁRIA QUE TE AJUDA A REDUZIR O IMPACTO NO AMBIENTE – A MOEY!, CLARO!

Que estamos sempre a desbravar caminho pela inovação e sempre à frente do tempo, isso tu já sabias, mas que além disso também tínhamos uma preocupação séria com o ambiente, isso é que tu provavelmente já não estavas mesmo nada a contar, pois não?! 

 

Pois é, acontece que o mundo é de todos e, por isso, a moey! lançou a moey! Green tornando-se assim a única conta bancária em Portugal que, através da sua app, te vai dar a conhecer uma estimativa da tua Pegada de Carbono a partir das tuas despesas. Na nova área da app – moey! Green – tens agora acesso a uma ferramenta que te pode ajudar a seres ecologicamente mais consciente, dando-te a conhecer o impacto dos teus gastos diários no meio ambiente e ajudando-te a contribuir para um planeta cada vez mais verde para a tua e para as futuras gerações.

 

COMO POSSO ACEDER À NOVA ÁREA MOEY! GREEN DA APP?

Acede aos Stats na tua app moey! e clica no símbolo 🍃 no canto superior direito do teu ecrã. A partir daí, vais aceder à nova área da tua app – moey! Green – onde poderás:

 

• Acompanhar a estimativa da Pegada de Carbono de acordo com as categorias que são atribuídas às tuas despesas, seja por total mensal, seja por categoria;

• Perceber qual a tradução estimada dos teus gastos em kms percorridos, sacos de plástico e árvores abatidas;

• Ter acesso a várias dicas para te tornares mais eco-friendly e ajudar-te a alterar alguns dos teus hábitos.

 

COMO É CALCULADA A PEGADA DE CARBONO NA APP MOEY! ?

A tua Pegada de Carbono reflete o impacto que estás a ter no planeta. Conheceres as tuas emissões de carbono é essencial para reduzi-las e assim desacelerar o aquecimento global, melhorando a qualidade de vida da tua geração e gerações futuras.

 

A moey! utiliza um serviço da fintech Meniga, chamado “Carbon Insight”, para estimar a Pegada de Carbono relacionada com os teus gastos, a qual é exibida como uma unidade de CO2e (equivalência de dióxido de carbono) e cujos cálculos das emissões incluem os gases de efeito de estufa incluídos no Protocolo de Kyoto:

• Dióxido de Carbono (CO2)

• Metano (CH4)

• Óxido Nitroso (N2O)

• Hidrofluorcarbonos (HFCs)

• Perfluorocarbonos (PFCs)

• Hexafluoreto de enxofre (SF6)

 

O “Carbon Insight” contém uma estimativa da Pegada de Carbono de cerca de 80 categorias de gastos e foi criado para capacitar as pessoas em questões ambientais, tornando-as mais conscientes da sua própria Pegada de Carbono e dando-lhes a conhecer a sua composição por categorias de gastos.

 

Assim, as transações de compras feitas com o cartão de débito moey! são classificadas em categorias de gastos, tal como já acontece nos Stats da tua app moey!.

 

A base de dados que alimenta o “Carbon Insight” e que armazena todos os dados acerca da Pegada de Carbono das categorias de gastos chama-se “Índice de Carbono Meniga”. Esta é desenvolvida pelos cientistas de dados da Meniga, que trabalham com os assessores científicos do projeto, e a sua metodologia é analisada pela Auditora EY.

 

Para criar o “Índice de Carbono Meniga” são usadas pesquisas científicas e bases de dados que detalham o fluxo de bens e serviços entre regiões e países, assim como dados publicamente disponíveis sobre o consumo privado e a Pegada de Carbono de bens e serviços.

 

A app moey! apresenta-te assim uma estimativa da tua Pegada de Carbono que é calculada exclusivamente com base na categoria de gastos das tuas transações (nota: nesta estimativa não são contempladas as despesas pagas em dinheiro).

 

 

próximo artigo