Skip to content

REUTILIZA E RECICLA PARA REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL DOS TEUS RESÍDUOS

Reutiliza e recicla para reduzir o impacto ambiental dos teus resíduos

Os resíduos não só poluem o ar, as águas subterrâneas e os solos, como libertam emissões de CO2 e de metano para a atmosfera, contribuindo assim para as alterações climáticas. O volume de resíduos gerados na União Europeia está a aumentar, atingindo já os três mil milhões de toneladas por ano. Atualmente, apenas 40% dos resíduos domésticos são reutilizados ou reciclados. Consulta as dicas neste artigo.

COMO POSSO REUTILIZAR?

• Reutiliza o papel. Para fazeres um rascunho ou uma lista de compras, utiliza o verso de uma folha usada em vez de uma folha limpa.

• Oferece o equipamento elétrico que já não utilizas, por exemplo, a escolas ou centros comunitários, para que outros possam voltar a utilizá-lo.

• Compra pilhas recarregáveis, que podes usar várias vezes. Quando atingirem o seu fim de vida, não te esqueças de as reciclar.

• Troca, vende ou oferece as roupas, os móveis e os artigos domésticos que já não precisas. Em vez de comprares uma coisa nova que precisas, opta por pedi-la emprestada, alugar ou comprar em segunda mão.

 

COMO POSSO RECICLAR?

• A reciclagem poupa energia e emissões. Reciclar uma lata de alumínio pode poupar 90% da energia necessária para produzir uma nova. Separar e reciclar 1kg de papel, em vez de o deitar fora misturado com outro lixo que será depositado em aterro, evita quase 1kg de emissões de CO2, bem como emissões de metano.

• Informa-te sobre os tipos de resíduos que podem ser reciclados na tua área. Lembra-te de separar o vidro, o papel, o plástico e as latas do resto do lixo.

• Não deites fora dispositivos eletrónicos. Estes são fabricados com recursos e materiais valiosos que podem ser reciclados, nomeadamente metais, plásticos e vidro, cuja extração ou fabrico consome energia. Entrega-os num ponto de recolha perto de ti ou na loja onde os compraste.

• Recicla a bateria do teu automóvel, quando precisares de uma nova. Normalmente, os pneus gastos também podem ser reciclados.

• Em vez de colocares os teus resíduos orgânicos no lixo, utiliza-os para fazer compostagem (por exemplo, fruta, produtos hortícolas, cascas de ovo ou café). Num monte de composto, expostos ao ar, os resíduos decompõem-se, transformando-se num fertilizante natural. Num aterro, sem ar, fermentam e emitem metano, um gás com um grande efeito de estufa.

 

Fonte: Comissão Europeia

 

 

 

próximo artigo