Skip to content

TUDO SOBRE AS ÁRVORES E O SEU PAPEL NO AMBIENTE

Tudo sobre as árvores e o seu papel no ambiente

Árvores há muitas? Sim, por enquanto. Estes seres-vivos, preciosos à manutenção da vida na Terra, são essenciais a diversos níveis. No entanto, com as ações do Homem ao longo dos últimos anos, podem estar ameaçados. Vamos ajudar-te a perceber a relevância do seu papel e porque é que devemos cuidar deles. Sabe mais neste artigo.

 

TUDO SOBRE AS ÁRVORES

Na saúde, na economia, no ambiente – as árvores são a base de todos estes aspetos da nossa vida. Mas, ao certo, em que medida são tão importantes? Trazemos-te alguns factos que te vão ajudar a entender:

• Uma árvore saudável comum, de 3,5m de altura, tem cerca de 200 000 folhas e pode tirar 41 640L de água do solo, libertando-a novamente no ar como oxigénio (ao longo do seu crescimento).

• As espécies de árvores nativas dos ecossistemas são essenciais – fornecem habitat e alimento para aves, mamíferos e insetos.

• A plantação de árvores melhora automaticamente a qualidade da água. A complexidade das suas raízes ajuda a reduzir perdas de água e erosão, permitindo maior recarga do abastecimento de água subterrânea.

Todos estes aspetos ajudam a perceber o porquê da sua relevância no combate à poluição. O processo de absorção de CO2 faz com que sejam retidos cerca de 22kg por ano, por árvore.

Para além da ajuda na redução à poluição, vamos dar-te mais alguns factos que explicam a relevância desta espécie relacionados com a nossa saúde e energia. Assim, podes ficar mais consciente sobre a necessidade efetiva de manter os ecossistemas arbóreos vivos e a funcionar em pleno.

 

AS ÁRVORES E A ENERGIA

• Edifícios rodeados de árvores têm menos de 30% de necessidade de ar condicionado e conseguem poupar 20 a 50% da energia utilizada para aquecimento.

• O efeito de arrefecimento líquido que uma árvore jovem e saudável consegue produzir é o equivalente a 10 aparelhos de ar condicionado, do tamanho de uma divisão da casa, a funcionar 20 horas por dia. 

• A existência de árvores em torno das residências/zonas residenciais ajuda a reduzir os custos anuais de aquecimento e arrefecimento dessas residências em 8 a 12% (e ainda aumentam a valorização da propriedade em 10 a 15%).

 

AS ÁRVORES E A SAÚDE

• Pacientes cirúrgicos que, nos seus locais de internamento tenham vista para um bosque ou zonas verdes, recuperam mais rapidamente e com uma menor necessidade de medicamentos analgésicos.

• A nível de saúde respiratória e qualidade do ar, as localizações com povoamentos de árvores experienciam redução de partículas no ar em 9 a 13%. Além disso, a quantidade de pó sobre o solo é 27% a 42% menor por baixo de um povoamento de árvores do que numa área aberta.

• As árvores conseguem filtrar os poluentes transportados pelo ar e podem ajudar a reduzir as condições propícias à asma. Os incidentes de asma aumentam nas comunidades urbanas, onde as árvores são eliminadas (normalmente para construção de novas estradas, casas, ou complexos comerciais).

 

 

Fonte: 10 Million Trees

 

 

 

próximo artigo