Skip to content

O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E AS EMISSÕES DE CO2

O consumo de combustível e as emissões de CO2

Ter um veículo pessoal é muito confortável, nós sabemos disso. Mas alguma vez te questionaste sobre como é que ele se movimenta ou qual o impacto real da queima do combustível na atmosfera? A moey! vai ajudar-te a entender o processo do início ao fim e dar-te alternativas ou dicas de como seres mais sustentável nas tuas viagens de carro. Sabe mais neste artigo.

 

OLHANDO PARA O PROBLEMA

Para ser possível mover um veículo numa estrada, o seu motor de combustão interna tem de converter a energia armazenada em energia mecânica que permite acionar o movimento das rodas – este processo produz CO2.

Em média, a queima de 1L de gasolina produz, aproximadamente, 2,3kg de CO2. Se 1L de gasolina pesa apenas 0,75kg, como é que é possível gerar mais do dobro de kg em CO2? A química explica:

• A gasolina contém átomos de carbono e hidrogénio. Quando ocorre o processo de combustão, o carbono (C) vai ligar-se ao oxigénio (O2) presente no ar e produzir dióxido de carbono (CO2).

• Ou seja, o peso adicional no total de CO2 produzido vem do elemento externo ao combustível em si que é o oxigénio.

• O processo de combustão produz também calor – essa é a fonte que se vai converter em energia mecânica e impulsionar o movimento.

Os valores acima são números médios – a densidade da gasolina e quantidade exata de carbono poderá variar de acordo com a fonte de crude, a refinaria, condições de armazenamento e outros fatores.

 

CO2 DA GASOLINA VS. OUTROS COMBUSTÍVEIS

A produção de CO2 de um tubo de escape de um veículo varia consoante o tipo de combustível que queima – isto porque diferentes tipos de combustíveis têm diferentes densidades. 

Combustíveis com hidrocarbonetos mais densos, como o diesel, contêm mais carbono. Portanto, geram maior volume de produção de CO2 para uma quantidade específica de combustível.

Para contextualizar, e teres em conta no momento de aquisição de um veículo ou do seu combustível, fica a saber que, em média, por cada litro de gasolina queimado são emitidos 2,29kg de CO2 na atmosfera. Apresentam-se em baixo os mesmos dados para outros tipos de combustível:

• E10 (10% etanol + 90% gasolina) = 2,21kg de CO2/L

• E85 (85% etanol + 15% gasolina) = 1,61kg de CO2/L

• Diesel = 2,66kg de CO2/L

• B5 (5% biodiesel + 95% diesel) = 2,65kg de CO2/L

• B20 (20% biodiesel + 80% diesel) = 2,62kg de CO2/L

 

O QUE PODES FAZER PARA AJUDAR?

As tuas escolhas sobre o veículo que conduzes ou os transportes que utilizas impactam as tuas emissões de CO2 e a tua Pegada de Carbono. Sabemos que algumas destas escolhas podem ser devidas a falta de otimização da rede de transportes da tua zona de residência ou falta de recursos monetários. Ainda assim, esporadicamente, pelo menos uma destas dicas podes pôr em prática:

• Compra um veículo elétrico ou híbrido de forma a mitigares totalmente o teu consumo de combustível ou, pelo menos, reduzi-lo drasticamente. Opta por modelos que, de alguma forma, sejam mais eficientes, mas que continuem a servir as tuas necessidades e possibilidades.

• Ouve e sente o teu veículo. Aprende a utilizar técnicas de condução mais eficientes na queima de combustível, de forma a reduzires ou estabilizares o seu consumo.

• Sempre que possível, opta por transportes públicos. Autocarro, metro ou elétrico são opções viáveis em termos de redução de emissões de CO2 (pelo menos nas grandes cidades). Podes ainda optar por andar de bicicleta ou a ir a pé – o ambiente e as tuas pernas agradecem.

 

 

Fonte: Natural Resources Canada

 

 

 

próximo artigo