Skip to content

ADAPTA OS TEUS HÁBITOS ALIMENTARES E AS TUAS COMPRAS

Adapta os teus hábitos alimentares e as tuas compras

Sabias que o transporte de alimentos por avião do outro lado do mundo gera 1700 vezes mais emissões de CO2 do que o transporte por camião numa distância de 50km? Sabias que as práticas silvícolas não sustentáveis contribuem para a desflorestação e que esta é responsável por cerca de 20% das emissões mundiais de CO2? Atualmente, muitos de nós têm acesso a uma grande variedade de alimentos e de outros produtos, mas, tudo aquilo que compramos, tem de ser produzido e isso gera necessariamente emissões de CO2. Além disso, muitos processos de produção são nocivos para o clima e para o ambiente. Consulta as dicas neste artigo.

 

FAZ COMPRAS MAIS CONSCIENTES

• Está atento à embalagem. As embalagens de plástico criam muitos resíduos e são frequentemente difíceis de reciclar. Tenta evitar os produtos embalados e procura comprá-los sob a forma de recargas.

• Quando vais às compras, leva contigo sacos reutilizáveis. Considera também a compra de papel higiénico e rolos de cozinha em papel reciclado.

• Pensa duas vezes antes de comprar o último modelo de telemóvel. Os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) são a categoria de resíduos que está a crescer mais rapidamente na União Europeia.

• Estás a pensar comprar mobiliário de jardim ou outros produtos de madeira? Procura os rótulos FSC ou PEFC que garantem que a madeira foi obtida de forma sustentável.

 

ALIMENTA-TE DE FORMA INTELIGENTE

• Não desperdices alimentos. Compra apenas as quantidades necessárias e aproveita os restos.

• Tenta evitar os produtos que não são da época. Cultivar alimentos fora do seu ambiente natural ou fora de época exige enormes quantidades de água, energia e outros recursos.

• Lava os legumes e a fruta numa bacia em vez de os lavares com água corrente. Aproveita a água que sobra para regar as plantas.

• Se comeres carne, substitui parte da carne vermelha por peixe, frango ou leguminosas. Optar por comer frango em vez de um bife de vaca pode reduzir a Pegada de Carbono da tua refeição até 75%.

 

RÓTULO ECOLÓGICO

• O rótulo ecológico da União Europeia identifica produtos e serviços que têm um impacto ambiental reduzido. Procura-o ao comprar lâmpadas, detergentes, computadores, roupas ou mesmo quando reservas um quarto de hotel. Há cerca de 70 000 produtos e serviços com este rótulo!

 

 

Fonte: Comissão Europeia

 

 

 

próximo artigo