Skip to content

OS SMARTPHONES E AS EMISSÕES DE CARBONO: COMO TORNAR A SUA UTILIZAÇÃO MAIS AMIGA DO AMBIENTE?

Os smartphones e as emissões de carbono: como tornar a sua utilização mais amiga do ambiente?

Com o desenvolvimento tecnológico altamente impactante dos últimos anos, os dispositivos eletrónicos estão por todo o lado. No nosso dia-a-dia, estamos cada vez mais dependentes dos smartphones para consultar contas bancárias, chegar do ponto A ao ponto B ou até fazer as compras da semana. Esta utilização contínua e excessiva dos smartphones tem impacto direto nas emissões de carbono e, consequentemente, na Pegada de Carbono de cada um. A moey! explica-te como e ainda te dá dicas para tornares o teu telemóvel mais amigo do ambiente. Sabe mais neste artigo.

A PEGADA DE CARBONO DE UM SMARTPHONE

Para dispositivos tão pequenos, as emissões de carbono provenientes de smartphones são assustadoramente grandes, a nível global.

Segundo investigadores da Universidade de McMaster, no Canadá, as emissões de carbono relacionadas com o uso de smartphones aumentaram 730%, ultrapassando as de computadores portáteis – passaram de 17 megatoneladas de CO2e/ano para 125 megatoneladas de CO2e/ano.

Para este valor, contribuem com mais peso as emissões que ocorrem durante o fabrico dos dispositivos. O seu curto ciclo de vida contribui para uma maior rotatividade nas mãos dos utilizadores e, consequentemente, aumenta os níveis de produção, promovendo um aumento das emissões de carbono.

 

COMO CONTEXTUALIZAR ESTES NÚMEROS NO TEU DIA-A-DIA?

Tudo o que faças no teu smartphone tem impacto nas tuas emissões de carbono. Prova disso é o estudo feito pelo engenheiro Rabih Bashroush, da Universidade de East London.

Bashroush calculou que os cinco mil milhões de visualizações da música “Despacito”, de Justin Bieber e Louis Fonsi, consumiram mais de 250 000 toneladas de dióxido de carbono – sim, não nos enganámos no número de zeros. Sabias que esse número é superior à quantidade de dióxido de carbono consumida por 5 países (Chade, Guiné-Bissau, Somália, Serra Leoa e República Centro-Africana) num ano?

Fica a saber que se utilizares o teu telemóvel durante uma hora estás a consumir 63kg de CO2e por ano. Uma utilização média (cerca de 195 minutos por dia) gera 69kg de CO2e por ano. Se assumires que a tua Pegada de Carbono estimada por ano é de 10 toneladas, isso é o equivalente a utilizares o teu telemóvel durante 57 803 horas (aproximadamente 6 anos e meio).

 

COMO TORNAR A UTILIZAÇÃO DO TEU SMARTPHONE MAIS AMIGA DO AMBIENTE?

Apesar da grande maioria das emissões de carbono do teu smartphone não ocorrer quando ele está nas tuas mãos, existem sempre formas de marcares a diferença na tua Pegada de Carbono global e, com isso, ajudares o meio ambiente. Para poderes começar já a agir, deixamos-te 6 dicas essenciais:

 

1. Muda as tuas definições de reprodução automática de vídeos em HD para uma resolução mais baixa, sempre que não é necessária uma imagem de alta qualidade.

2. Sempre que precisares de internet, tenta dar prioridade ao uso de WI-FI em vez de dados móveis.

3. Desliga as opções de downloads automáticos nas tuas aplicações (ex: fotografias e vídeos no WhatsApp).

4. Desliga também todos os backups em clouds que não estejas efetivamente a utilizar e precisar – certifica-te apenas que tens a informação guardada num único sítio.

5. Dá prioridade a chamadas pela tua rede móvel em vez da rede de internet, sempre que possível.

6. Quando precisares de trocar o teu aparelho por um novo, tenta escolher um modelo recondicionado – recebes um smartphone novo e ainda cortas cerca de 80% das emissões que terias caso adquirisses um novo.

 

 

Fonte: Redboxed

 

 

 

próximo artigo