Skip to content

TORNA O TEU LOCAL DE TRABALHO MAIS AMIGO DO AMBIENTE

Torna o teu local de trabalho mais amigo do ambiente

Independentemente de onde trabalhas, há simples gestos que podes fazer para ajudar a poupar recursos e energia, contribuindo para a redução das emissões. O Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (“EMAS”) ajuda empresas e organizações, na Europa e em todo o mundo, a avaliar e melhorar o seu desempenho ambiental. Consulta as dicas neste artigo.


PROMOVE UM LOCAL DE TRABALHO COM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

• Utiliza a tua própria chávena em vez de copos de papel ou de plástico descartáveis. Se tomares dois cafés por dia, estarás a poupar cerca de 500 copos descartáveis por ano.

• Pensa duas vezes antes de imprimir. Encoraja os teus colegas a fazer o mesmo. Se não tiveres outra opção, utiliza os dois lados do papel.

• Desliga o computador e as impressoras durante a noite e nos fins-de-semana. Verifica os parâmetros do teu computador para ficares a conhecer como podes economizar energia.

• Compra produtos a granel. Substitui as embalagens individuais de café, açúcar, leite ou chá por grandes recipientes que todos possam utilizar. Para além de poupares dinheiro, estás a reduzir os resíduos.

• Tenta reduzir as viagens de trabalho recorrendo a teleconferências ou a outras opções de reunião à distância.

• Informa-te sobre se o edifício onde trabalhas foi objeto de uma auditoria energética. Há medidas básicas de poupança de energia, como os sistemas de iluminação com detetores de movimento, que podem contribuir de forma significativa para reduzir as faturas de eletricidade.

 

Fonte: Comissão Europeia

 

 

próximo artigo