Com o desenvolvimento tecnológico altamente impactante dos últimos anos, os dispositivos eletrónicos estão por todo o lado. No nosso dia-a-dia, estamos cada vez mais dependentes dos smartphones para consultar contas bancárias, chegar do ponto A ao ponto B ou até fazer as compras da semana. Esta utilização contínua e excessiva dos smartphones tem impacto direto nas emissões de carbono e, consequentemente, na Pegada de Carbono de cada um. A moey! explica-te como e ainda te dá dicas para tornares o teu telemóvel mais amigo do ambiente. Sabe mais neste artigo.
Para dispositivos tão pequenos, as emissões de carbono provenientes de smartphones são assustadoramente grandes, a nível global.
Segundo investigadores da Universidade de McMaster, no Canadá, as emissões de carbono relacionadas com o uso de smartphones aumentaram 730%, ultrapassando as de computadores portáteis – passaram de 17 megatoneladas de CO2e/ano para 125 megatoneladas de CO2e/ano.
Para este valor, contribuem com mais peso as emissões que ocorrem durante o fabrico dos dispositivos. O seu curto ciclo de vida contribui para uma maior rotatividade nas mãos dos utilizadores e, consequentemente, aumenta os níveis de produção, promovendo um aumento das emissões de carbono.
Tudo o que faças no teu smartphone tem impacto nas tuas emissões de carbono. Prova disso é o estudo feito pelo engenheiro Rabih Bashroush, da Universidade de East London.
Bashroush calculou que os cinco mil milhões de visualizações da música “Despacito”, de Justin Bieber e Louis Fonsi, consumiram mais de 250 000 toneladas de dióxido de carbono – sim, não nos enganámos no número de zeros. Sabias que esse número é superior à quantidade de dióxido de carbono consumida por 5 países (Chade, Guiné-Bissau, Somália, Serra Leoa e República Centro-Africana) num ano?
Fica a saber que se utilizares o teu telemóvel durante uma hora estás a consumir 63kg de CO2e por ano. Uma utilização média (cerca de 195 minutos por dia) gera 69kg de CO2e por ano. Se assumires que a tua Pegada de Carbono estimada por ano é de 10 toneladas, isso é o equivalente a utilizares o teu telemóvel durante 57 803 horas (aproximadamente 6 anos e meio).
Apesar da grande maioria das emissões de carbono do teu smartphone não ocorrer quando ele está nas tuas mãos, existem sempre formas de marcares a diferença na tua Pegada de Carbono global e, com isso, ajudares o meio ambiente. Para poderes começar já a agir, deixamos-te 6 dicas essenciais:
1. Muda as tuas definições de reprodução automática de vídeos em HD para uma resolução mais baixa, sempre que não é necessária uma imagem de alta qualidade.
2. Sempre que precisares de internet, tenta dar prioridade ao uso de WI-FI em vez de dados móveis.
3. Desliga as opções de downloads automáticos nas tuas aplicações (ex: fotografias e vídeos no WhatsApp).
4. Desliga também todos os backups em clouds que não estejas efetivamente a utilizar e precisar – certifica-te apenas que tens a informação guardada num único sítio.
5. Dá prioridade a chamadas pela tua rede móvel em vez da rede de internet, sempre que possível.
6. Quando precisares de trocar o teu aparelho por um novo, tenta escolher um modelo recondicionado – recebes um smartphone novo e ainda cortas cerca de 80% das emissões que terias caso adquirisses um novo.
Fonte: Redboxed