Skip to content

DESLOCA-TE COM MENOS CUSTOS PARA O MEIO AMBIENTE

Desloca-te com menos custos para o meio ambiente

Sabias que os transportes representam cerca de um quarto das emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia? E sabias que as atividades de transporte, como as deslocações diárias para o trabalho ou as viagens de avião durante as férias, são responsáveis por mais de metade das emissões de CO2 dos agregados familiares na União Europeia? Andar a pé não só é bom para ti, como também para o meio ambiente. No entanto, todos temos de utilizar um meio de transporte, seja para ir trabalhar, visitar a família e os amigos ou viajar, pelo que é importante fazer a escolha certa para contribuir para a redução das emissões de CO2. Consulta as dicas neste artigo.

PENSA DUAS VEZES ANTES DE PEGAR NO AUTOMÓVEL

• Deixa o automóvel na garagem. Cada litro de combustível consumido pelo motor de um carro liberta mais de 2kg de CO2. Isto significa que, em média, um reservatório de combustível liberta mais de 100kg de CO2 para a atmosfera.

• A bicicleta, os transportes públicos e a mobilidade partilhada são boas formas alternativas para te deslocares. Mas, claro: andar a pé é sempre o meio de deslocação mais ecológico!

• Apanha o comboio. Uma pessoa sozinha dentro de um automóvel produz três vezes mais emissões de CO2 por quilómetro do que se viajasse de comboio.

• Procura alternativas às viagens aéreas. O transporte aéreo é a fonte de emissões de CO2 que está a crescer mais rapidamente. Se a tua viagem não exceder algumas centenas de quilómetros, opta por viajar de comboio.
 

SE TIVERES MESMO DE CONDUZIR…

• A forma como conduzes tem um grande impacto na quantidade de combustível que o automóvel gasta e de CO2 que emite. Evitar travagens, acelerações desnecessárias e garantir que os pneus têm sempre uma pressão correta são três formas simples de consumir menos combustível.

• Tira o suporte de bagagem do tejadilho quando não estiver a ser usado. Devido à resistência aerodinâmica, um suporte vazio aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 10%.

• Estás a pensar comprar um automóvel novo? Escolhe um modelo económico. Na União Europeia, os fabricantes de automóveis têm de indicar as emissões de CO2 e o consumo de combustível dos seus modelos, nos stands de venda e na publicidade.

 

VIAJA VERDE

• Pensa em compensar as emissões de CO2 da tua viagem. Muitas companhias aéreas e outras organizações calculam a pegada de emissões de cada viagem e investem um montante correspondente num projeto de energia renovável ou ambiental, por exemplo.

• Porque não experimentar o ecoturismo? Podes consultar o catálogo do alojamento turístico com o rótulo ecológico da União Europeia.

 

Fonte: Comissão Europeia

 

 

 

próximo artigo